Orquídeas e a floração

06102017 - orquideas e floração
Share Button
3 Dicas de como cuidar das Orquídeas após a floração

As flores da minha orquídea murcharam. O que fazer?

Esta é uma pergunta que muitos iniciantes se fazem, após o término da floração de uma orquídea. É importante deixar bem claro que este processo não significa que a planta esteja doente, nem que vá morrer. As flores se vão, mas a orquídea continua viva e florescerá novamente, geralmente dentro de um ano. Basta continuar cultivando a planta com os cuidados básicos de iluminação, ventilação, adubação e umidade.

Haste floral: corto ou não corto?

A grande maioria das orquídeas não volta a florescer na mesma haste floral. Após as flores murcharem e caírem, a haste seca naturalmente e pode ser cortada. Este é um procedimento apenas estético.

A orquídea Phalaenopsis é uma exceção a esta regra. Neste caso, após o término da floração, a haste pode continuar verde e emitir uma nova floração, através de ramificações do eixo principal. Além disso, podem surgir novos brotos na haste antiga, denominados kekis (palavra havaiana que significa bebê).

Período de descanso

Ainda no caso da orquídea Phalaenopsis, há quem prefira cortar a haste floral bem rente à base, após o término da primeira floração. Desta forma, a orquídea não vai gastar energia com novas florações secundárias. Irá desenvolver folhas e raízes, ficando fortalecida para a produção de uma haste floral inteiramente nova, no ano seguinte. Desta forma, a floração vem mais completa e abundante.

Fonte: OrquideasNoApe

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>